top of page

O seu jardim faz parte do mundo

Atualizado: 29 de abr. de 2021


Seu jardim é um espaço privado, mas também faz parte do mundo!




O que você faz por ele é muito importante, e pode fazer uma enorme diferença na redução dos impactos do aquecimento global". ONU


Estudos apontam que um solo saudável é capaz de armazenar mais carbono. Os agricultores agroecológicos e jardineiros orgânicos fazem muito bem isso!

Você também pode promover, com pequenos cuidados no seu jardim, ecossistemas mais saudáveis que contribuem com o sequestro de carbono, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a beleza do seu jardim.

Esse é um movimento que está acontecendo no mundo inteiro! Jardins e plantações estão sendo cuidados de forma a estimular a própria Natureza a fazer o trabalho duro.

Podemos começar com o uso de adubos orgânicos. Os quais preservam a qualidade biótica do solo, incentivando as populações de minhocas e a atividade microbiana. O resultado é a geração de uma grande concentração de húmus, que reconstrói a estrutura saudável do solo. Além de armazenar o carbono de uma forma estável por centenas de anos.

Cientistas em 1996 descobriram a importância do húmus em relação à medição do armazenamento de carbono no solo. Sua composição é cerca de sessenta por cento carbono. Por isso, tornou-se uma referência na medição dos esforços sobre o armazenamento de carbono no solo.

Entender como funciona o ciclo do carbono em nossos jardins nos dá a oportunidade valiosa para fazer a diferença. Prosperando na qualidade de vida e na luta contra o aquecimento global.

Como você pode contribuir para a resiliência climática?

- Regar seu jardim com frequência! A umidade é essencial para a manutenção da vida.

- Trocar adubos e defensivos químicos por naturais e orgânicos. A longo prazo os adubos e defensivos químicos destroem a saúde do solo e das plantas.

- Utilizar coberturas vegetais (seca ou viva), que além de manter a umidade do solo por mais tempo, auxiliam na proliferação de microorganismos benéficos.

"Criar microclimas em seu jardim. Combinando árvores, arbustos e plantas formam-se ambientes saudáveis, onde as temperaturas são amenas. A interação entre as plantas e microorganismos garante a vitalidade e beleza do jardim!"

Olá, seja bem vindo ao Mundo Verdes Ares
 

Aqui você vai conhecer um pouco mais da filosofia que move o nosso trabalho com a natureza.

Vamos compartilhar algumas experiências desse universo maravilhoso.

Post Archive 

Tags

VERDES (1).png
bottom of page